Sobre a segunda audiência da Avenida “Parque”

No dia 30/04/25 foi realizada a segunda audiência sobre o projeto da Avenida denominada pelos idealizadores de Parque da Linha Férrea do Belvedere.

Sobre a Preservação da Linha

Nos termos do acordo feito com o Ministério Público consta a preservação da linha ferroviária.

Mas o termo “preservação” pode ser interpretado de várias modos, como:

  • Preservar em bom estado para possibilitar o seu uso original;
  • Preservar na memória das pessoas;

Me parece óbvio que a intenção original do acordo era primeira opção, mas a julgar pela descrição do projeto (” a linha será usada para as crianças andarem de pedalinho”, “será criada uma passagem para pedestre onde a linha ficará suspensa no ar”) os idealizadores entenderam pela segunda opção.

Considerando o alto nível dos idealizadores do projeto (arquitetos, engenheiros, paisagistas) não creio que eles tenham escolhido de forma inocente. Como não estava explícito no acordo, decidiram usar o termo “preservação” da forma que era mais conveniente.

Sobre a efetividade do Projeto

Pela segunda vez, o Sr. Osias, engenheiro de transporte do projeto, afirmou que o projeto não resolve o problema do trânsito (ver gravações da audiência no youtube). É apenas um paliativo.

No entanto, vários depoimentos de moradores da região foram na forma de: “eu fico 2 horas no trânsito e, com este projeto maravilhoso, todos os meus problemas serão resolvidos”.

Isto constata a efetividade de marketing do projeto, conseguindo convencer várias pessoas deste engodo.

Mas e efetividade em termos de mobilidade?

A única certeza é o adensamento imobiliário da região está descontrolado. A prefeitura de Nova Lima vai arrecadar muito, as construtoras vão vender muito, os moradores vão continuar sofrendo e a prefeitura de Belo Horizonte está engolindo o sapo.

Sobre a nomenclatura usada

Mais uma vez, o projeto é excelente em termos de marketing. Mas chamar uma avenida que vai destruir uma linha ferroviária de “Parque da Linha Férrea” é extrapolar o bom senso.

O nome correto seria “Via de Acesso aos Novos Empreendimentos Imobiliários”.